Pular para o conteúdo principal

URUGUAI O LIVRO

O Uraguai

Em 1769, Basílio da Gama publicou sua obra-prima, O Uraguai, em que critica os jesuítas e defende a política pombalina.
O assunto histórico é a expedição luso-espanhola, chefiada por Gomes Freire de Andrade, contra as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul, em 1756, com o objetivo de assegurar as normas impostas pelo Tratado de Madri: as missões dos Sete Povos do Uraguai passariam para os domínios portugueses na América e a Colônia de Sacramento para a Espanha.
Quanto à forma, o poema épico O Uraguai foge do modelo camoniano, tão apreciado pelos poetas neoclássicos. Ele possui cinco cantos e foi escrito em decassílabos brancos (sem rima) e sem estrofação.
Capa do livro O Uraguai.
Imagem da primeira edição de O Uraguai, de Basílio da Gama
O propósito do poema é o de exaltar o antijesuísmo do Marquês de Pombal. Para tanto, as figuras dos jesuítas, sobretudo a do padre Balda, compõem o quadro dos vilões da obra.
Destacam-se como heróis dessa epopeia o capitão Gomes Freire de Andrade, os índios Cepê, Cacambo, Tatu-Guaçu, a heroína Lindoia e o jesuíta, caricaturado, padre Balda.
Por abordar um tema indígena e ter como cenário a floresta, alguns estudiosos consideram a obra de Basílio da Gama como precursora do indianismo romântico.

Resumo

O Uraguai conta a história do comandante português (Gomes Freire Andrada) contra a tirania de um padre (Balda) que, além de matar Cacambo, deseja casar seu filho (Baldeta) com a índia Lindoia.
Com o massacre dos índios pelas tropas luso-espanholas, a culpa recai sobre os jesuítas, pois eles teriam instigado os nativos a não aceitarem as determinações do Tratado de Madri (o qual propunha uma troca de terras no sul do país entre espanhóis e portugueses) e se lançarem a uma luta desigual.
Dividido em cinco cantos sem divisão em estrofes, escrito em versos decassílabos sem rima, o poema épico distancia-se da forma proposta por Camões, influência clássica do Arcadismo. Os cantos apresentam a seguinte ordenação:
Canto I: as tropas reúnem-se para combater os indígenas e jesuítas.
Canto II: ocorre a tentativa de negociação entre o exército e os chefes indígenas Sepé (ou Cepé, na versão original do poema) e Cacambo. Como não há acordo, acontece a luta, da qual saem vitoriosas as tropas, seguida pela retirada dos indígenas.
Canto III: o maléfico padre Balda mata Cacambo com a intenção de fazer seu filho sacrílego Baldeta casar-se com Lindoia, esposa de Cacambo. Dessa forma, o filho de Balda ocuparia a posição de chefe indígena.
Canto IV: são narrados os preparativos do casamento de Lindoia e Baldeta. Como a indígena, sofrendo por ter perdido o marido, não quer se casar, foge para um bosque, deixa-se picar por uma cobra e morre. Enquanto isso, os brancos chegam à aldeia, e os indígenas fogem.
Canto V: Gomes Freire de Andrade consegue prender seus inimigos em uma aldeia próxima. Nesse momento, são feitas referências aos crimes da Companhia de Jesus.
Por: Paulo Magno da Costa Torres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STALINISMO

Stalinismo Com a morte de Lênin, em 1924, desencadeou-se uma luta pela sucessão no poder da Rússia. Os protagonistas dessa disputa foram Trótski e Stálin. Vitorioso, Stálin implantou um dos mais monstruosos totalitarismos da História. O Stalinismo político Havia grandes divergências entre Leon Trótski e  Joseph Stálin , secretário-geral do Partido Comunista: o primeiro era partidário da internacionalização da revolução; o segundo, ao contrário, pretendia consolidar antes o comunismo na URSS, por acreditar que as condições da política internacional não permitiam a exportação da revolução – o que importava era fortalecê-la na União Soviética. Devido à sua oposição a Stálin, Trótski foi expulso da  URSS  em 1929. Stálin assumiu o poder, iniciando uma ditadura caracterizada por um sistema político totalitário. O Partido Comunista controlava todos os aspectos do Estado e da sociedade, destruindo, assim, as liberdades civis. Cartaz de propaganda stalinista: ...

MUNDO PÓS GUERRA FRIA

O Mundo Pós-Guerra Fria O mundo pós-Guerra fria é marcado por várias características, entre as quais se destacam a nova divisão com a questão multipolar, o  neoliberalismo , a  globalização  e os  blocos econômicos . Ordem mundial da Guerra-fria Para entender a ordem mundial atual, é necessário recordar a velha ordem mundial no período de 1945 a 1989, marcada pela  Guerra Fria  entre o socialismo soviético e o capitalismo estadunidense, sendo o mundo bipolar ou dualista. Nessa ordem, a divisão do mundo era: Países do  Primeiro Mundo  ou desenvolvidos: marcados pela industrialização clássica (Primeira e Segunda Revoluções Industriais) e por elevado nível de vida, com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Exemplos: EUA, Japão, Alemanha Ocidental, … Países do  Segundo Mundo  ou socialistas planificados: marcados pelo controle estatal na economia e por regimes autoritários. Exemplos: União Soviética, Cuba, Polônia, C...

Ártico (Polo Norte)

Ártico (Polo Norte) Ártico  é o nome que se dá à região que fica em torno do  polo Norte . Inclui o oceano Ártico, milhares de ilhas e a parte norte dos continentes europeu, asiático e norte-americano. É uma região estratégica do ponto de vista político e militar. Alguns países do hemisfério Norte, como o Canadá, a Rússia e os Estados Unidos, mantêm bases militares no Ártico para proteger suas fronteiras e rotas comerciais. Paralelamente, os cientistas vêm estudando a vida animal e vegetal da região com o objetivo de descobrir meios de sobrevivência humana no Ártico. Território Ártico O Território Ártico é formado pelas regiões setentrionais do Alasca, do  Canadá , da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da Rússia. Inclui também a Groenlândia e a maior parte da Islândia. Ao sul do Ártico, fica uma região que possui um inverno igualmente frio, mas verões mais quentes. É uma área comumente chamada de  subártica . É formada por todas as áreas ao ...