Pular para o conteúdo principal

REPORTAGEM

Como Fazer uma Entrevista?

Uma entrevista é um diálogo no qual uma pessoa, geralmente um jornalista, realiza perguntas a outra pessoa com o objetivo de conhecer melhor suas ideias, seus sentimentos, sua forma de agir ou as circunstâncias de algum fato de que tenha participado.
A entrevista é um gênero muito presente na imprensa. Tanto os jornais como as revistas dedicam a seus leitores muitas páginas de entrevistas com personalidades públicas consideradas relevantes. Ela permite ao leitor uma aproximação virtual e um conhecimento direto das personalidades consideradas interessantes, admiradas ou queridas.
Tanto a pessoa entrevistada quanto o entrevistador devem posicionar-se de maneira coerente, procurando expressar-se com correção e clareza, para que o público possa compreender perfeitamente o contexto.
A intenção da entrevista é fazer o leitor refletir sobre o tema. A reflexão é uma atividade importante, que pode, muitas vezes, ter como resultado mudanças de atitudes e hábitos.

Planejamento da entrevista

A entrevista deve ser planejada com antecedência, com a elaboração de perguntas pertinentes e importantes, apresentadas de forma clara e objetiva.
Imagem mostrando um repórter entrevistando uma pessoa.Em geral seguem-se estes passos:
  1. Escolher o entrevistado. Deve-se escolher uma pessoa que possa contribuir com uma informação interessante.
  2. Recolher informação. Uma vez escolhida a pessoa a ser entrevistada, é necessário recolher informação sobre ela e sobre o tema ou os temas sobre os quais se deseja conversar.
  3. Preparar um roteiro no qual se ordenem os principais assuntos de que se deseja tratar.
  4. Redigir o questionário, ou seja, o conjunto de perguntas que serão feitas durante a entrevista.

Como fazer uma entrevista

  • Apresentar-se à pessoa que se quer entrevistar e expressar qual é o objetivo da entrevista,
  • Formular perguntas com clareza e de forma concisa.
  • Deixar o entrevistado falar, sem interrompê-lo nem entrar em discussão com ele.
  • Tomar nota das respostas ou fazer uma gravação. Neste último caso, é preciso pedir permissão ao entrevistado,
  • Ao final da entrevista, deve-se agradecer ao entrevistado e despedir-se dele.

Publicação por escrito de uma entrevista

Muitas entrevistas são publicadas por escrito em revistas ou jornais. Nesses casos, o entrevistador não se limita a transcrever a entrevista, pois deve acrescentar uma introdução e uma finalização, Dessa forma, em uma entrevista escrita podem-se distinguir duas partes, além da entrevista em si:
  • introdução. Nela se apresenta brevemente o entrevistado e se anuncia o tema ou os temas a serem tratados.
  • finalização, Como despedida, o entrevistador faz um resumo das opiniões do entrevistado ou formula algum comentário pessoal.
Por: Wilson Teixeira Moutinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STALINISMO

Stalinismo Com a morte de Lênin, em 1924, desencadeou-se uma luta pela sucessão no poder da Rússia. Os protagonistas dessa disputa foram Trótski e Stálin. Vitorioso, Stálin implantou um dos mais monstruosos totalitarismos da História. O Stalinismo político Havia grandes divergências entre Leon Trótski e  Joseph Stálin , secretário-geral do Partido Comunista: o primeiro era partidário da internacionalização da revolução; o segundo, ao contrário, pretendia consolidar antes o comunismo na URSS, por acreditar que as condições da política internacional não permitiam a exportação da revolução – o que importava era fortalecê-la na União Soviética. Devido à sua oposição a Stálin, Trótski foi expulso da  URSS  em 1929. Stálin assumiu o poder, iniciando uma ditadura caracterizada por um sistema político totalitário. O Partido Comunista controlava todos os aspectos do Estado e da sociedade, destruindo, assim, as liberdades civis. Cartaz de propaganda stalinista: ...

MUNDO PÓS GUERRA FRIA

O Mundo Pós-Guerra Fria O mundo pós-Guerra fria é marcado por várias características, entre as quais se destacam a nova divisão com a questão multipolar, o  neoliberalismo , a  globalização  e os  blocos econômicos . Ordem mundial da Guerra-fria Para entender a ordem mundial atual, é necessário recordar a velha ordem mundial no período de 1945 a 1989, marcada pela  Guerra Fria  entre o socialismo soviético e o capitalismo estadunidense, sendo o mundo bipolar ou dualista. Nessa ordem, a divisão do mundo era: Países do  Primeiro Mundo  ou desenvolvidos: marcados pela industrialização clássica (Primeira e Segunda Revoluções Industriais) e por elevado nível de vida, com baixas taxas de natalidade e mortalidade. Exemplos: EUA, Japão, Alemanha Ocidental, … Países do  Segundo Mundo  ou socialistas planificados: marcados pelo controle estatal na economia e por regimes autoritários. Exemplos: União Soviética, Cuba, Polônia, C...

Ártico (Polo Norte)

Ártico (Polo Norte) Ártico  é o nome que se dá à região que fica em torno do  polo Norte . Inclui o oceano Ártico, milhares de ilhas e a parte norte dos continentes europeu, asiático e norte-americano. É uma região estratégica do ponto de vista político e militar. Alguns países do hemisfério Norte, como o Canadá, a Rússia e os Estados Unidos, mantêm bases militares no Ártico para proteger suas fronteiras e rotas comerciais. Paralelamente, os cientistas vêm estudando a vida animal e vegetal da região com o objetivo de descobrir meios de sobrevivência humana no Ártico. Território Ártico O Território Ártico é formado pelas regiões setentrionais do Alasca, do  Canadá , da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da Rússia. Inclui também a Groenlândia e a maior parte da Islândia. Ao sul do Ártico, fica uma região que possui um inverno igualmente frio, mas verões mais quentes. É uma área comumente chamada de  subártica . É formada por todas as áreas ao ...